domingo, 12 de agosto de 2007

Afastar a Insônia

Sono à indiana
Afastar a insônia passa pela sutileza de perceber cada um de nossos cinco sentidos. Esses são alguns dos ensinamentos ditados aqui por Deepak Chopra,médico indiano que prega o respeito à natureza e ás nossas sensações para banir os ruídos internos e ter uma noite de sono tranqüila.

Seguir o ciclo da natureza. Essa é a receita do médico indiano Deepak Chopra. “Quando seus ritmos fisiológicos se sintonizam com a natureza – o movimento da Terra, do Sol, da Lua e das estrelas, o ciclo das estações do ano e as marés –, o sono vem sem esforço”. Chopra é um dos divulgadores, no Ocidente, da medicina aiurvédica, que segue os preceitos de saúde da filosofia indiana. Sua lição para dormir bem parece fácil, mas na prática seguir o ritmo do Sol e da Lua não é tão simples. Mas, mesmo para essas eventuais dificuldades, Deepak Chopra tem alguma resposta sábia, que passa por nossos instintos mais primitivos: tato, audição, olfato, visão e paladar. “Tudo o que você toca, prova, vê, cheira e ouve é metabolizado em seu corpo físico, mental e emocional”, acredita ele. Entre os principais vilões de uma noite maldormida estão o excesso de estresse, ansiedade, depressão.
FOGO INTERNO
Ter uma boa noite de sono acaba revigorando e rejuvenesce o corpo e a mente. É nessas horas que relaxamos, deixamos a tensão de lado e damos um tempo para que o organismo trabalhe com calma. “Se ao acordar você não estiver relaxado, é porque não chegou à fase de sono profundo”, afirma José Knoplich, reumatologista e especialista em higiene do sono.
É nesse período que uma série de processos importantes acontece: uma arrumação interna na qual a memória e tudo o que foi visto e aprendido durante o dia é organizado e um conjunto de hormônios é liberado para manter o humor em alta.
A medicina aiurvédica vai além e estabelece horários para as funções biológicas: das 22 às 2 horas acontece a regeneração do corpo, e das 2 às 6 horas da manhã, a dos neurônios.
Para a medicina indiana, a hora de ir para a cama não deve ultrapassar as 22 horas porque é a partir daí que começa o horário pitta, que se estende até as 2 da madrugada.
“Pitta acelera o metabolismo e quem já tem problemas para dormir pode ter maior dificuldade para cair no sono depois das 22 horas”.
Uma boa dica para evitar o excesso do elemento fogo nesse horário e a conseqüente insônia é fazer uma refeição leve, no mínimo duas horas antes de ir para a cama. “Nada de comer sólidos depois do pôr-do-sol. O ideal é optar por sopas”.

VISÃO – Aqui vale: quanto menos luz, melhor. Dormir à noite é típico do ser humano. Sabe-se, por exemplo, que em países menos ensolarados, dorme-se mais tempo. A média é de seis a oito horas por noite. Quando os raios do Sol se vão, os estímulos para os olhos reduzem e o corpo, então, pede naturalmente o descanso. Uma máscara para dormir com ervas relaxantes ajuda.
AUDIÇÃO – Deepak Chopra ensina um mantra para ser recitado, repetidas vezes, ao deitar. As palavras “agasthi sharina” levam a um relaxamento profundo e aquietam, em especial, os ruídos internos.
PALADAR – A medicina aiurvédica tem uma receita infalível que esquenta o corpo e traz a sensação de acolhimento. A fórmula é simples: um copo de leite morno, com uma pitada de noz-moscada, açafrão . O ingrediente especial é a noz-moscada, que induz ao sono. Vale adoçar com um pouco de mel.
OLFATO – A lavanda tem o poder especial para deixar as tensões do corpo de lado. O óleo essencial aplicado sobre a pele ou em forma de ervas, colocadas próximas ao travesseiro, melhora a qualidade do sono. A idéia aqui é fazer uma delicada almofada recheada de lavanda.
TATO – Sem o Sol à vista, a Lua manda no tempo. Isso faz, entre outras coisas, o calor ser menos intenso. E a temperatura tem uma relação direta com a qualidade do sono. Quanto mais frio, mais nos aquecemos e mais confortável se torna o ritual de ir para a cama. Vale vestir pijamas de textura macia e se aquecer com mantas quentes.

O QUE PREJUDICA O SONO: ronco, bruxismo (rangir de dentes), síndrome das pernas inquietas (movimento constante) e câimbras. São dados do Instituto do Sono, da Universidade Federal de São Paulo.
SONHAR É TUDO: pesadelos provocam sobressaltos, mas os sonhos bons têm o efeito inverso.“ É uma manifestação do sono REM, em que ocorre o relaxamento muscular profundo”, diz a médica Lia Bittencourt.
DORMIR NO FRIO É BOM: uma pesquisa feita pelo departamento de psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo mostrou que nos dias frios acontece o aumento específico do sono de ondas lentas – o sono que descansa.
DE OLHO NO COLCHÃO: isso se resume em ter ou não dores nas costas e, conseqüentemente, uma noite de sono melhor ou pior. Os de espuma seguem alguns padrões de qualidade, que ditam o tipo exato para problemas na coluna. Duram no máximo cinco anos. Passou disso, é bom trocar. Os de mola ainda não têm um padrão específico. Resistem dez anos, em média. Quem sofre com dor nas costas deve checar com o médico se as molas podem agravar o problema. A dica é do médico José Knoplich, da Sociedade Brasileira do Conforto ao Dormir.
CHÁS QUE FAZEM DORMIR: alguns chás melhoram o sono. Entre as ervas para dormir estão:CAMOMILA: possui o flavonóide apigenina e um componente do óleo essencial, o bisabolol, de discreta ação sedativa. Prefira o tipo orgânico, com odor ativo. A maior parte das ervas, encontradas em mercados, já teve o óleo essencial extraído e seu efeito fica muito reduzido.PASSIFLORA E MARACUJÁ: têm flavonóides com ação sedativa. Use as folhas secas.MELISSA E ERVA-CIDREIRA: ervas ricas em óleos essenciais. Estudos mostram que ajudam a relaxar e trazem um sono gostoso.
SILÊNCIO NECESSÁRIO: uma conversa ou o barulho do liquidificador são suficientes para acordar alguém. Os ruídos externos atrapalham o cérebro em seu funcionamento noturno. Assim fica difícil atingir o grau mais profundo de sono.

Nenhum comentário: