terça-feira, 4 de setembro de 2007

As vitaminas que não podem faltar

Vitamina A - Promove crescimento nas crianças, protege a pele, as mucosas e os olhos, é uma grande aliada da saúde, encontrados no leite, ovos, abóbora, agrião, alface, batata-doce, bertalha, brócolos, tomate, cenoura, chicória, espinafre, pimentão, repolho, salsa, tomate, vagem, abacate, abacaxi, manga, banana, melancia e laranja.
Vitamina B - Sua falta pode causar prisão de ventre como diarréia. Têm ação importante sobre a glândula supra renal, é encontrada em grande quantidade no levedo de cerveja, no germe de trigo, nas leguminosas ( feijão, lentilha, soja, fava, grão-de-bico ), em frutas dessecadas e nas oleaginosas ( nozes, castanha do Pará, amendoim, gergelim ...
Vitamina B2, ou riboflavina - Essencial para o crescimento, ativa o apetite e na pele, é a vitamina da longa vida. Indispensável aos olhos. Adulto deveria consumir diariamente 5 (cinco) miligramas, encontrados no lêvedo de cerveja, leite, ovos, queijos, batatas, brócolos, ervilha, espinafre, vagem e a todas as frutas oleaginosas.
Vitamina C – ou ácido ascórbico É indispensável à saúde, encontrados no Caju amarelo, acerola, pimentão vermelho são os principais, também na couve, goiaba, morango, ervilha fresca, laranjas, alface, limão, nabo, batata, melancia... ë mais difundida na natureza, mas é também a mais frágil, logo se alterando em contato com o ar e com as fervuras. Um limão ou uma laranja cortada, depois de 20 ou 30 minutos, já perdeu sua vitamina C. Preparar sucos ou refrescos e guardar na geladeira é portanto uma prática errada.
Vitamina D – Mesmo em pequena dose é indispensável à formação, crescimento e conservação dos ossos, dentes e unhas, pois sem sua presença nem o cálcio nem o fósforo dos alimentos seriam assimilados. Ë a ação dos raios ultravioletas do sol sobre as gorduras naturais da pele que fabrica a vitamina D. Por isso é que banhos de sol curam ou evitam o raquitismo. Os habitantes das grandes cidades, onde raios ultravioleta são detidos pelas impurezas do ar poluído, são os mais sujeitos ao raquitismo e têm de recorrer aos poucos alimentos onde se encontra esta vitamina : Manteiga, leite, queijos gordos, gema de ovo, castanha de caju e do Pará. O uso excessivo de sabonetes, desfalcando a pele de suas gorduras naturais, é outra causa de raquitismo. Seu excesso prejudica por acúmulo de cálcio nas artérias, no coração e nos rins. Excessiva radiação de ultravioleta pode causar a arteriosclerose. Cuidado, portanto com excessivos banhos de sol.
Vitamina E – Que atua na reprodução, combatendo a esterilidade em ambos os sexos é encontrada no germe de trigo,
Vitamina H (biotina)– Benemérita da pele.
Vitamina K – Facilita a coagulação do sangue...

Nenhum comentário: