terça-feira, 30 de setembro de 2008

Vinagre de maçã e batata yacon

Benefícios do vinagre de maçã

Redução de peso
Alguns investigadores supõem que o Vinagre de Maçã faz com que o organismo queime calorias de um modo mais eficiente, ou pela redução do apetite ou simplesmente só por melhorar a eficiência do metabolismo. Qualquer que seja o seu mecanismo de acção, sabe-se que tem ajudado inúmeras mulheres a atingirem o seu peso desejado.

Metabolismo
Quando se trata de tentar obter o peso desejado, promover a eficiência do metabolismo é absolutamente obrigatório, caso contrário, os alimentos não serão metabolizados correctamente, resultando num excesso de gordura que se vai acumular no corpo. O Vinagre de Maçã ajuda o fígado a promover a desintoxicação do organismo e contribui para ajudar a digerir alimentos e pratos ricos em gordura. Uma outra ajuda extra, para a boa absorção dos nutrientes, provém dos ácidos málico e tartárico que se encontram no Vinagre de Maçã. Estes matam as bactérias prejudiciais que se encontram no nosso aparelho digestivo.

Colesterol
Os níveis elevados de colesterol contribuem para o aparecimento das doenças cardíacas. Para a sua prevenção, é fundamental que se siga um modo de vida saudável, que inclua uma alimentação equilibrada, baseada em cereais, vegetais e frutos frescos, mantendo o peso ideal, praticando exercício físico regularmente e evitar alimentos processados, carnes gordas, fritos, molhos, manteigas, etc. Outra importante medida é adicionar fibra à dieta, especialmente o tipo de fibra que se encontra no Vinagre de Maçã. Estas fibras absorvem água, contribuindo para melhorar o funcionamento dos intestinos, agregando também gordura e colesterol e promovendo a sua eliminação pelas fezes.

Obstipação (ou prisão de ventre)
A obstipação é referida por muitos médicos e nutricionistas como sendo a principal causa de muitas doenças. Esta teoria tem toda a lógica, porque se os intestinos não funcionarem adequadamente, começam a acumular-se produtos tóxicos, durante muito tempo, o que acaba por provocar a sua absorção pela corrente sanguínea. Por outro lado, à medida que envelhecemos, o nosso organismo começa a produzir menos ácidos digestivos (ácido clorídrico) e menos enzimas digestivas, o que vai agravar a obstipação. Quando adicionamos fibra à nossa dieta, tal como a pectina, que se encontra no Vinagre de Maçã, estamos a proporcionar ao nosso organismo um trânsito intestinal regular e uma eliminação adequada.


YACON

A batata Yacon, de nome científico Polymnia sonchifolia, da família Asteraceae , também chamada batata "diet" ou polínia, é uma planta herbácea, perene, originária dos Andes, sendo cultivada na Colômbia, Equador e Peru em altitudes de 900 a 2.750m, mas alguns cultivos são feitos a mais de 3.400m. Por ser originária de grandes altitudes, a planta tolera baixas temperaturas e prefere solos aerados, soltos, areno-argilosos e com pH em torno de 6,0.

O tubérculo tem sabor de pêra e melão, sendo bastante consumido no oriente na forma in natura e também na forma de chips. As folhas e as túberas são indicadas para o tratamento da diabetes e do colesterol.


Fórmula estrutural da Inulina


A batata yacon está sendo considerada um alimento nutracêutico em decorrência dos estudos sobre a diminuição dos níveis de açúcar no sangue, após consumo repetido da mesma. Esta batata, diferentemente da maioria dos tubérculos que armazenam amido, acumula inulina, uma forma de oligofrutano com alto poder adoçante e baixo poder calórico.

A inulina é um carbo-hidrato cuja cadeia é composta predominantemente por unidades de frutose (frutana), com uma unidade de glicose terminal, sendo a ligação entre as moléculas de frutose do tipo b(2->1), ou seja, uma molécula de sacarose associada a n moléculas de frutose ( n = 30-50 ).

A inulina e a oligofrutose apresentam valores calóricos reduzidos (1Kcal/g e 1,5 Kcal/g). Não são digestíveis porque as ligações b(2->1) entre as unidades de frutose não podem ser hidrolisadas pelas enzimas digestíveis humanas; após serem ingeridas chegam quase que integralmente no cólon. Lá, são fermentadas pela microflora e transformadas em gases (10%), ácidos graxos voláteis (50%) ou encontram-se (40%) na biomassa bacteriana excretada. Assim, a inulina não aumenta nem a glicemia nem a taxa de insulina no sangue, sendo, consequentemente, indicada para os diabéticos.

Hoje, a maioria dos países europeus consideram a inulina uma fibra alimentar. Essa fibra fibra solúvel é encontrada em muitas fontes na natureza e constitui a reserva energética de cerca de 36.000 vegetais (Alho, Banana, Cebola, Yacon , Chicória, Alcachofra, ...)


Receita

1 kg de batata yacon médias
vinagre de maçã

lavar em agua mineral as batatas yacon, colocar no escorredor
após cotar em pedaços pequenos e acondiciona-la num vidro e colocar o vinagre de maça até cobrir toda a batata, fechar e deixar em repouso por 24 horas,
manter em temperatura ambiente e consumir diariamente.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Arroz integral clorido

Arroz integral colorido



INGREDIENTES:
  • 1 copo (requeijão) de arroz integral
  • 3 copos (requeijão) de água fervente
  • 2 cenouras cruas raladas
  • 1 colher (chá) de colorau
  • 1 colher (chá) de óleo
  • 1 cebola pequena picada
  • Sal à gosto
  • Hortelã para decorar




MODO DE PREPARO:
  1. lave o arrozescorra e deixe secar bem ereserve.
  2. pique a cebolareserve.
  3. rale a cenoura reserve.
  4. em uma panela coloque o arroz e toste bastanteacrescente o óleo e doure a cebola e dissolva o colorau acrescente a cenoura e o sal.
  5. coloque a água mexendo bemtampe a panela e deixe cozinhar.
  6. cozinhe em fogo baixo.
  7. decore a vasilha com ramos de hortelã.

Arroz integral com cenoura e ervilha


Ingredientes











  • • 1 xícara (chá) de arroz integral
  • • 1 lata de ervilha
1 cenoura media picada e cozida
  • • pimenta a gosto
  • • sal a gosto
  • • 1 cebola média picada
  • • 1 colher (sopa) de manteiga

Preparo:



Lave o arroz e deixe de molho por duas horas, escorra bem.

Aqueça a manteiga, refogue a cebola, junte o arroz, envolvendo-o na gordura.

Acrescente 3 xícaras (chá) de água e tempere com o sal e a pimenta. Quando ferver, tampe a panela e abaixe o fogo.

Cozinhe por 25 minutos. Desligue o fogo e deixe a panela tampada por cinco minutos.

Junte a Cenoura e Ervilha , misture delicadamente e sirva em seguida.